quarta-feira, 23 de abril de 2014

FILARMÔNICA RIO BRANCO

Filarmônica Visconde do Rio Branco – MG




Dúvidas e Maiores Informações:
alab@mar.com.br ou dyandreia@gmail.com.br


Os participantes do II Seminário Acadêmico Cultural Internacional e do I SACI - Semana de Artes e Culturas Internacionais terão a oportunidade de assistir a apresentação da Filarmônica Visconde do Rio Branco. A apresentação acontecerá na aberturas das atividades do dia 25 e 26 de maio, conforme programação. 


 Sediada em Visconde do Rio Branco – Minas Gerais a Filarmônica Rio Branco é constituída de músicos exclusivamente amadores, adultos e crianças, sendo a maioria absoluta oriunda de famílias humildes, sendo que os quais tiveram sua primeira noção das notas musicais ainda criança na própria Escola de Musica da Filarmônica, que os ajuda a ficarem longe de todo tipo de dependência química. Foi assim que esta corporação transformou-se num verdadeiro orgulho para o povo rio-branquense, que vibra com suas apresentações e suas conquistas.


Desde sua fundação totaliza mais de 3000 (três mil) apresentações, participando de toda e qualquer manifestação ou evento que seja convidada. A partir de 1999 sua escola de formação musical foi batizada oficialmente de ESCOLA MUSICAL FRANCISCO PERON. Justa homenagem ao Maestro e Mestre por 40 anos até seu falecimento em 1999 aos 83 anos de idade. Uma vida inteira dedicada à música da cidade e região ao lado de seu inseparável irmão José Gonzaga de Souza.


É assim que esta filarmônica conhecida em todo o Brasil, também é rotulada como sendo o orgulho do CRER-VIP, entidade que cuida de jovens e crianças, promovendo o definitivo afastamento de todos eles de serem um dia, “revitimados” ou de se tornarem vitimas do álcool e das drogas. José Gonzaga de Souza que coincidentemente também é o mesmo mantenedor do CRER-VIP reporta em todas as oportunidades que tem o orgulho de Presidir esta Filarmônica e de estar a tantos anos junto com pessoas tão vitoriosas.


Nasceu em 15/11/de 1961. Tornou-se em 1975 a primeira Campeã do Festibanda de Minas Gerais, organizado pelo antigo MOBRAL em Belo Horizonte. Em 1976 novamente, Campeã do Festibanda Interestadual de Poços de Caldas organizado pelo MOBRAL. Em  1977– Campeã do I Concurso Nacional de Bandas, promovido pelo MEC/FUNARTE, INM e Rede Globo de Televisão. Em 1977– Foi aclamada a mais popular Banda de Música do 1º Campeonato Nacional de Bandas, em apresentação feita em Brasília, com a presença e a convite do então Presidente da República, General Ernesto Geisel.


Em 1978. Bi campeão de Minas Gerais, no Campeonato organizado pela Coordenadoria de Cultura de Minas Gerais. Em 1978 – 1º lugar no II Concurso Nacional de Bandas, organizado pelo MEC/FUNARTE, INM e Rede Globo de Televisão. Em 1982 Bi Campeão do II Festival interestadual de Bandas de Música promovido pelo MOBRAL em Poços de Caldas. Em 2000, Convidada especial  para a celebração dos 500 anos do descobrimento em Brasília. Vencedora da escolha em Minas Gerais para apresentar o CONCERTO PELA VIDA na semana internacional antidrogas instituída pela NAÇÕES UNIDAS – ONU nos anos de 2000, 2001, 2002, 2003. Convidada para participar da Jornada Cívica Antidrogas pela Paz, nos anos de 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011 nas cidades de Búzios e Cabo Frio participando de uma luta sem tréguas contra as drogas.


Em 2006, 2008 e 2010 convidada pelo Governo de MG  para animar os encontros de Bandas de BH. Convidada para o aniversário de 60 anos do SESC/MG.  Em 2008 teve sua foto estampada na capa de jornais mineiros de expressão nacional “Estado de Minas, Hoje em Dia e Diário da Tarde”. Participou de vários filmes nacionais, entre outros Uma Professora Muito Maluquinha, filme de aventura em 2010.


Se apresenta regulamente em festas religiosas, cívicas e populares nas quais seja convidada. Mantêm aulas regulares na sua escola de formação musical com o intuito de manter vivas as nossas tradições em música.


Uma historia que contabiliza, nada menos que 300 honrarias aproximadamente, mantendo em sua sede um acervo invejável de mais de 1500 fotos e centenas de vídeos  de épocas diferentes contando assim sua trajetória pelos tempos.




"Penso que assistir a apresentação desta Filarmônica, será um momento inesquecível para todos nós. Não só pelo momento cultural musical que eles nos proporcionarão, mas por toda história de seus músicos. Tenho que agradecer a ALAB e ao Presidente Gonzaga, que através de sua generosidade, esta tornando isso possível."
Dyandreia Portugal  


Nenhum comentário:

Postar um comentário